Especialização em Docência na Educação Infantil
No último dia 29 de janeiro, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Coordenação-Geral de Educação Infantil (COGEI), lançou o Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, iniciativa integrante do programa Mais Professores para o Brasil.
A especialização é uma ação conjunta do MEC com a Rede Interinstitucional de Formação de Professores da Educação Infantil (REFEI), composta por universidades públicas de todas as regiões do país. No caso da Região Sudeste I, o curso é coordenado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com a FEBF/UERJ (Duque de Caxias), UFF (Niterói) e UFJF (Juiz de Fora).
Com 3.000 vagas em todo o país e mais de 460 cursistas previstas para a Região Sudeste I, a especialização tem como objetivo fortalecer a docência na Educação Infantil, formando professoras(es), coordenadoras(es) e profissionais da rede pública que atuam com crianças desde bebês até a pré-escola.
O curso é gratuito, possui 360 horas e duração de 16 meses, organizado em eixos que abordam fundamentos históricos, culturais e políticos da Educação Infantil; identidades docentes e práticas pedagógicas; currículo, brincadeiras, linguagens e arte; além de dimensões emergentes como infâncias e emergências planetárias.
Mais do que uma formação técnica, a especialização aposta em uma formação política, ética e estética, que valoriza o estudo, o diálogo, a reflexão crítica e o compromisso com o cotidiano das escolas e creches. Como afirmam as coordenações regionais, trata-se de uma experiência que reconhece a docência como um ato coletivo e comprometido com o direito das crianças à educação pública, democrática e de qualidade.
O FPEI-RJ acompanha com entusiasmo essa iniciativa, que reafirma a importância da formação continuada como política pública estruturante e celebra a parceria entre universidades, fóruns e redes municipais na consolidação da Educação Infantil como um campo de conhecimento, prática e pesquisa.
